quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dia da Cor

Na segunda-feira, dia 21 de Setembro, foi comemorado o Dia da Cor,bem próximo do início da primavera no hemisfério sul que é no dia 22. A data foi criada pela Associação Pró-Cor do Brasil. A ideia é sensibilizar as pessoas sobre a riqueza das cores na cultura brasileira e chamar a atenção para a importância das cores como ferramenta de marketing nos negócios e na atividade cultural.

Para comemorar essa data a Painel Tintas, desenvolveu um evento no Studio Collor, (o nosso espaço exclusivo para escolha de cores).Tivemos distribuição de teste de cores,exposição de graffiti, vídeos sobre cor, pintura em painéis, performance artística, massagem relaxante e musica num momento de total interação.

Além de levar entretenimento, o objetivo do evento foi aproximar as pessoas da linguagem da cor que, quando bem aplicada, pode expressar uma mensagem de uma maneira tão clara quanto as palavras, explorando assim todo o seu potencial na arquitetura, na arte e no design. Estiveram presentes: Márcia Campos, diretora da empresa e responsável por sua área artística, Michelle Pereira da Silva, responsável pelo Marketing da empresa, Rafaela Rocha, artista plástica e consultora de cores, Lucas Torres, designer gráfico que fez demonstração de graffiti.























segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Aulas de Mosaico

A Painel Tintas oferece diversos cursos exclusivos, como o Mosaico Básico e o Mosaico Romano.
Temos um ateliê exclusivo, onde são produzidas lindas peças!
Conheça algumas peças em produção, feitas por nossas alunas:













terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cursos - Painel Tintas




Teoria da Cor: carga horária de 12 horas.
3 horas por semana.
Terça-feira: de 14 às 17:00hs
Quarta-feira: de 9 às 12:00hs
Sábado: de 9 às 12:00hs

Mosaico Básico: carga horária de 17 horas
(para iniciantes)
Quarta-feira: de 14 às 16:30hs
Sexta-feira: de 9:30 às 12:00hs

Mosaico Romano: carga horária de 15 aulas de 2h e 30m
Quinta-feira: de 14 às 16:30hs

Técnicas para madeira: A cada R$80,00 comprados em materiais para o curso, ganhe 1 aula.
Quinta-feira: de 9:30 às 12:00hs

Oficina de Criação: Pintura, desenho, cerâmica.
Terça-feira: de 9 às 12:00hs

Maiores informações sobre os cursos, ligue: 3296-5151
Teremos o maior prazer em atendê-lo.

Cromoterapia - A cura pelas Cores


Uma cor é a sensação produzida pelo nosso cérebro quando os nossos olhos são estimulados por ondas de luz de determinado comprimento de onda. Ou seja, a cada cor corresponde um comprimento de onda diferente. Cada comprimento de onda actua no cérebro de forma diferente, desencadeando processos distintos. De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito. Por seu lado, comprimentos de onda mais longos resultam em sensações de maior excitação.
há bastante tempo tem se verificado uma relação entre nossas sensações visuais e o nosso organismo. Médicos, psicólogos e pesquisadores científicos em várias partes do mundo tem intensificado suas pesquisas sobre essa relação.
Partindo deste princípio, a cromoterapia é a técnica de aplicação das cores com um fim terapêutico.
A aplicação terapêutica das cores pode ser feita das mais variadas formas. É comum associar-se a cromoterapia a outros tipos de terapias holísticas, tais como o Feng Shui ou a terapia dos cristais, através da utilização das cores adequadas aos efeitos que se pretendem tanto na decoração (no caso do Feng Shui), como na cor dos cristais.

Vamos então à influência de cada uma:

Azul - Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tem um efeito sedativo. Tem um efeito anti-séptico e é usado para aliviar cortes e queimaduras, para além de ser usado no tratamento de doenças da garganta e dos olhos. Ajuda contra doenças de olhos, ouvidos, nariz e pulmões.

Vermelho
- Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Combate a depressão e, em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa. Indicação para uso medicinal: anemia.

Amarelo - Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso, promove o optimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. É usado no tratamento de problemas digestivos.

Verde - Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança. É utilizado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias, ajuda contra doenças do sistema nervoso e do aparelho digestivo.

Laranja - Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações.

De forma menos precisa, mas mais prática, é muito simples aplicar a cromoterapia ao nosso dia-a-dia, através da escolha das cores do nosso vestuário, da decoração da casa, dos objectos com que trabalhamos. Vamos por em prática as dicas!


Fonte:FARINA, Modesto, PEREZ Clotilde, BASTOS Dorinho. - Psicodinâmica das cores em Comunicação.