segunda-feira, 13 de julho de 2009

Atitude no Grau certo



“Demão de tinta branca no telhado é capaz de reduzir as temperaturas em todo mundo.”

“Trocar cores escuras de tetos por tons mais claros possíveis, diminui o aquecimento global.”


A Painel Tintas oferece os materiais indicados pela GBC Brasil para reduzir a temperatura nas construções!

Então, ficou curioso para saber um pouco mais sobre essa nova técnica?

A GBC (Green Building Council) Brasil, é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu para auxiliar no Desenvolvimento Sustentável, sendo um processo integrado de construção e operação de edificações e espaços construídos. Foi criado pela entidade, o One Degree Less, ou Um Grau a menos que é um programa em prol da qualidade de vida em cidades de todo Brasil. É uma campanha internacional para a utilização de materiais reflexivos na construção e reforma de tetos em regiões temperadas e tropicais.

Por refletirem a maior parte dos raios solares, tetos com cores claras diminuem a temperatura interna dos edifícios e, assim, fazem com que geladeiras e aparelhos de ar condicionado consumam menos energia.
“É o mesmo princípio que faz alguém sentir mais calor com roupa preta do que com roupa branca.” explica o físico José Goldemberg, ex-ministro de Ciência e Tecnologia.
Com o programa é possível diminuir a temperaturas das ilhas de calor nos centros urbanos em 1 grau, e de uma maneira realmente simples. É recomendável que tetos planos sejam pintados de branco e tetos inclinados com cores frias.
Temperaturas elevadas aumentam o consumo de energia com ar-condicionado, os níveis de poluição, e a incidência de doenças relacionadas com o calor.
A maioria dos tetos planos são de cores escuras e refletem apenas 20% da luz solar, se fossem pintados de branco ou com tons mais claros esse índice de reflexão aumentaria, fazendo assim os efeitos da incidência solar diminuir. “Um telhado branco de 100 metros quadrados compensa a emissão de gás anual de uma casa.”
E você, quer fazer parte desta mudança e ajudar o planeta contribuindo para a diminuição da emissão de gases?

A Shewin Williams é colaboradora do projeto, e oferece revestimentos como cobertuta refletiva - Metalatex Eco Telha Térmica, que reflete a energia solar mantendo o ambiente interno com temperatura mais amena - e Tintas acrílicas que podem ser utilizadas na pintura do teto.
A Painel Tintas oferece materiais da Sherwin Williams, e incentiva o projeto One Degree Less.

Saiba mais sobre a iniciativa no site: http://www.onedegreeless.org/ e conheça os produtos da Sherwin Williams http://www.sherwinwilliams.com.br/.















Nenhum comentário:

Postar um comentário